Germinação de sementes

O que é germinação?


Chamamos germinação ao processo inicial de crescimento da semente, onde sob condições adequadas, uma nova planta será formada. Todas as sementes em bom estado podem ser germinadas, desde que submetidas a condições adequadas de temperatura e humidade. As condições para a germinação variam de semente para semente. A semente germinada concentrará todos os nutrientes, transformando-se numa das melhores fontes de alimento disponíveis na natureza.


Vantagens das sementes germinadas


As sementes germinadas são macias, altamente digestíveis, e muito nutritivas, são indicadas para os filhotes dos nossos pássaros. Assim que separados dos pais, eles têm dificuldades em partir as sementes, de casca mais dura.

Assim o germinado é tenrrinho, fazendo com que os filhotes se alimentem melhor e iniciem mais cedo a ingestão de sementes, essenciais ao seu pleno desenvolvimento. Tornam-se independentes mais cedo, reduzindo o índice de mortes após a separação dos pais.

São altamente digestíveis, sendo muito ricas em vitaminas, hidratos e proteínas. As sementes, quando germinadas por período um pouco maior são importante fonte de alimento verde, com suas vitaminas e carotenóides, que podem ajudar na formação de algumas variedades de lipocromo.

 

Que sementes germinar

 

As sementes mais utilizadas para germinação são:

- Niger, Nabão, Trigo, Colza e Perilla.

As sementes devem ser germinadas separadamente, não sendo recomendado germinar uma mistura, visto que os tempos de germinação variam de semente para semente.


A inclusão de sementes germinadas na criação das aves, diversifica a alimentação melhorando assim os resultados das criações. Diminui a taxa de mortalidade dos filhotes após a separação dos seus pais, contribui para a formação de filhotes mais fortes.